sábado, 31 de março de 2012

O LADO SOMBRIO DA TECNOLOGIA E DAS CORPORAÇÕES




É difícil associar à Apple a suicídio, condições degradantes de trabalho e exploração. A Apple lembra sucesso, inovação, prazer.
A notícia de que que a empresa taiwanesa Foxconn explora impiedosamente seus trabalhadores afeta a imagem de seus principais clientes, como a Apple, Nokia, Amazon, Motorola e Sony.
Embora a Apple tenha cobrado mudanças na Foxconn, especialistas acusam a Apple por significativa parte do problema e garantem que se a empresa do iPhone e do iPads não dividir seus lucros com a Foxconn, esta continuará explorando seus trabalhadores. Essa percepção vale para todas as empresas que têm contrato com a Foxconn. Se não houver melhor divisão de lucros, os mais fracos continuarão pagando com sua dignidade por nossos prazeres tecnológicos. É a lógica perversa de mercado que nenhum documentário demonstrou tão bem como o The Corporation, desconhecido do grande público, que na era do hedonísmo, só tem interesse por futilidades.  
Segue o trailer do documentário The Corporation. O filme completo está disponível no YouTube. E se fores assisti-lo pelo seu iPad ou pelo seu iPhone, lembre-se que talvez um jovem e paupérrimo trabalhador asiático tenha se sacrificado para aumentar sua consciência e não só para lhe proporcionar prazer tecnológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário