domingo, 5 de janeiro de 2014

Retrospectiva 2013 GLOBO REPORTER HDTV




Já dizia Confúcio: se queres entender o futuro, estuda o passado.
Olhar para trás para entender o futuro é imprescindível.
Gosto de estudar as tendências. Elas nos permitem antecipar passos e nos desfazermos de pesos inúteis.
Penso que vale destacar alguns fatos de 2013. Alguns deles não está na lista das retrospectivas da grande mídia. São eles:

1. Os protestos nas ruas: Mais de que um fenômeno nacional, os protestos surgem em todos os pontos do globo e revelam características diferentes de outros tempos. É uma clara reação geral contra a decadência do sistema atual. Que mudanças eles podem provocar?

2. A morte de Mandela: Perdemos um dos maires líderes políticos de todos os tempos. Foi daqueles eventos que acontecem uma ou duas vezes no século. Mandela deixa um legado político gigantesco, um farol na escuridão da política vigente. Teremos outro Mandela?

3. A liderança do Papa Francisco e a intolerância da Marcha das Vadias: Vimos a ascensão de um líder humilde, carismático, um verdadeiro reformador. Chamou atenção também a intolerância e o desrespeito fundamentalista da Marcha das Vadias. O diálogo pode vencer a intolerância?

4. A violação de direitos humanos por drones: 2013 foi o ano que se confirmou o medo de muitos estudiosos da tecnologia: a violência dos robôs. Os drones - aviões não tripulados - mataram centenas de civis, inclusive dezenas de crianças. A ONU começou uma apuração. A ONU tem força para condenar os americanos por crimes de guerra?

5. O novo relatório do IPCC e o tufão das Filipinas: O IPCC confirmou a gravidade das mudanças climáticas e a responsabilidade do ser humano. Enquanto era publicado, a Filipinas foi arrasada pelo tufão mais potente já registrado. Milhares de vítimas. O que a natureza nos reserva em 2014?

6. A invasão de privacidade: Fica provado que os EUA invadem sistematicamente a privacidade de todos, inclusive de chefes de estado. O assunto está no centro da pauta. Como se defender?

7. Os imigrantes da África: Aumenta o número de refugiados da África. E o mundo fica pasmo com as tragédias na tentativa de buscar nova vida. Como dar dignidade aos refugiados?

8. A guerra na Síria: O mundo assiste graves violações de direitos humanos contra civis e o uso de armas químicas. Como parar um ditador sanguinário?

9. A condenação do mensalão e de Berluscone: No Brasil e no mundo, poderosos são condenados por corrupção. Uma nova era começando?

10. A confirmação da Área 51: Os EUA confirmam a existência da famosa Área 51, onde supostamente há registros e pesquisas de casos ufológicos pelo governo americano. Se é apenas uma área militar, por que negaram a existência por tantos anos?

É isso.
Que venha 2014 e seus acontecimentos e tendências.
Fiquemos de olho.